A gastronomia está em alta. Ser chef de cozinha virou sinônimo de glamour. A mídia, mais do que nunca, tem destacado a profissão. Programas de TV, canais no Youtube, revistas, mídias sociais – para onde quer que olhemos, é possível conhecer e aprender um pouco mais sobre a arte da gastronomia. Mais do que o prazer de cozinhar para a família ou amigos, as pessoas estão descobrindo que trabalhar ou empreender na área pode ser prazeroso e rentável ao mesmo tempo. Mas, você realmente já se perguntou qual é o trabalho de um chef de cozinha? O “chef” exerce a mais alta posição hierárquica na cozinha, comandando toda a equipe, como cozinheiros, auxiliares, assistentes e estagiários. É ele o responsável pela criação do cardápio e por ditar como será a execução e apresentação dos pratos. O trabalho do chef, porém, vai além dessas funções e inclui também a administração da cozinha, coordenação do estoque, recursos financeiros e o contato com os fornecedores. O sonho Abrir o próprio restaurante é, sem dúvida, o sonho inicial da maioria dos profissionais que ingressam na profissão. Embora demande mais trabalho e investimento, empreender traz, além da possibilidade de um retorno financeiro maior, a liberdade de imprimir o seu estilo pessoal ao negócio.
Mercado As estatísticas mostram que as perspectivas para quem deseja trabalhar na área são as melhores. O mercado de alimentos e bebidas representa 10,1% do PIB nacional. A Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) estima que a alimentação fora de casa, também conhecida como Food Service, abocanhe 2,7% desse montante, com movimentação de cerca de R$ 170 bilhões na economia por ano. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora do lar, sendo consumido uma média de 25% da sua renda. E, segundo uma pesquisa da Fiesp/Ibope, a preferência dos brasileiros é pelos restaurantes por quilo (27%), seguido pelas lanchonetes ou redes de fast food (19%). O almoço é a refeição menos praticada no ambiente doméstico. 53% da população disseram que almoçam pelo menos um dia da semana fora de casa. Já o café da manhã aparece em segundo lugar com 33%. E há ainda a parcela – 18% – que preferem pratos mais elaborados em restaurantes a la carte.